Quem você está ouvindo?
Quem você está ouvindo e com quem eu devo aprender?
Um dia você ouviu falar que “fazer pudim de qualidade” para vender dá muito dinheiro, mas você nunca fez um, ou seja, você não tem a prática, a experiência nem uma receita de como fazê-lo.
Então você cria o desejo de querer aprender a fazer para começar a vender depositando todas as suas fichas nesse negócio. Você pode então aprender de quatro formas.

Forma 1: Tentativa e Erro
Você tentando do zero, onde ouviu falar dos ingredientes, compra o que veio na sua mente, mistura do seu jeito e vê no que vai dar. Você um dia até pode aprender mas errará muito antes de conseguir chegar na sua própria receita de pudim. Pode levar tempo demais e não garante que vai dar certo ou que ganhe dinheiro dessa forma.
Forma 2: Com Alguma Informação
Você pesquisa na internet pessoas ensinando a fazer pudim. Há inúmeras receitas disponíveis e você não sabe o resultado que pode ter. Alguns vai o ingrediente X, outros não, alguns vai o ingredientes Y, outros não. Uma receita diz que o pudim deve ficar uma quantidade de tempo no forno, a uma certa temperatura e outra receita já diz diferente. Em todos os casos, certamente você no final vai ter um pudim, mas o gosto, qualidade, aspecto podem ser muito diferentes e você pode não chegar a uma receita que você possa atingir seu objetivo que é ganhar dinheiro vendendo um pudim de qualidade.
Forma 3: Com Quem já Trilhou o Caminho
Você escolhe aprender diretamente com uma doceira profissional, alguém que faz pudim a mais de 20 anos, que já recebeu inúmeros feedbacks de clientes ao longo da vida, o que a fez melhorar ainda mais a sua receita de como fazer o pudim. Alguém que já estudou a teoria dos grandes chefs, que já testou inúmeras fórmulas, de todos os jeitos, testou temperaturas diferentes, experimentou mudar a receita, viu o que deu certo e o que deu errado, até que um dia chegou então na receita ideal. Depois de uma vida fazendo pudim, ela sabe exatamente os ingredientes, sabe a ordem de misturá-los, sabe o tempo de cozimento, sabe os segredos da receita. A escolha desse caminho é certa. Não há dúvidas que um pudim vendido a partir da receita elaborada com toda experiência da doceira é um caminho para o sucesso.
Forma 4: Com Quem Sabe na Teoria
Alguém que nunca fez pudim (ou até se arriscou algumas poucas vezes), e que viu que ensinar a fazer pudim de qualidade dá dinheiro. Então aprendeu sobre pudim com o que leu na internet, com o pouco que fez na prática e começa a ensinar os outros a fazer como forma de ganhar dinheiro. Essa pessoa consegue ensinar até certo ponto, mas não tem profundidade nem visão de todos os problemas ou nuances que podem acontecer enquanto um pudim está sendo preparado. Diz-se que essa pessoa sabe apenas a teoria, mas falta a prática, falta a experiência no fogão para ganhar propriedade em como se faz um pudim. Falta, na verdade, todo o trajeto realizado pela doceira profissional da FORMA 3. Não há nada errado nesse modelo de negócio, mas no mínimo espera-se que a pessoa tenha propriedade ou já tenha vivido na prática o que se ensina.
Qual a melhor forma de aprender então?
Todas estão certas, em todas certamente você terá um pudim no final. A grande diferença será no tipo do pudim que você vai ter, na qualidade do pudim que você espera, no quanto você investirá do seu tempo e dinheiro para se dedicar a chegar na receita certa, no seu objetivo em querer aprender a fazer pudim, nas emoções que quer fazer as pessoas sentirem ao provar o pudim que você fez, etc.
Agora, para montar o seu negócio de venda de pudim de forma rápida e com eficiência, qual das 4 formas você escolheria para aprender a receita para o seu negócio?
Não há dúvidas que a FORMA 3 pois, a união da teoria com prática e a experiência é absolutamente insuperável.
Se você quer aprender algo na vida, nunca aprenda com alguém que não viveu (na vida real, campo de batalha), a jornada que você quer chegar.
Quantas pessoas no mundo estão ensinando outros a ficarem ricos sem serem ricos? É a FORMA 4 discutida anteriormente.
E quantos estão ensinando liderança sem já terem sido líderes de fato? Se você quer aprender a liderar dentro da empresa, precisa aprender com quem já foi um líder real dentro de empresas.
Seja crítico ao escolher com quem você vai aprender as coisas na sua vida, mas também nas escolhas que vai fazer para promover o ensino, o aprendizado e o desenvolvimento das pessoas no seu time dentro da empresa.
Os maiores sábios da humanidade nos ensinaram que sucesso não necessariamente está atrelado ao dinheiro. Os melhores professores e mentores não necessariamente são os que aparentam ou dizem ser.
Esteja atento e una-se às pessoas certas em sua jornada.